
Iniciativa reforça protecção ambiental e preservação das espécies marinhas
Acompanhámos e celebrámos o lançamento da primeira pedra do berçário de tartarugas na Praia Morena, na cidade de Benguela, uma acção pioneira para proteger estas espécies e o ecossistema marinho. O projecto, liderado pelo Vice-Governador da Província de Benguela para Infra-estruturas e padrinho da iniciativa, é promovido pelo Projecto Cambeu, com apoio financeiro da Acqua e do Porto do Lobito, e conta com a colaboração da Universidade de Aveiro e do Instituto Superior Politécnico Ombaka.
A expansão para Benguela surge devido aos pedidos frequentes de resgate e protecção das tartarugas que buscam nidificação na região, muitas vezes ameaçadas por actividades humanas. O berçário pretende garantir a preservação da espécie e reforçar o equilíbrio da cadeia trófica marinha.
O evento reuniu representantes da imprensa, Direcção Provincial do Ambiente, Administração Municipal, Organizações da Sociedade Civil, voluntários e parceiros, incluindo o PASCAL. Durante a cerimónia, enfatizou-se que a preservação das tartarugas é uma responsabilidade colectiva, e o berçário representa um marco de união entre instituições, comunidade e voluntários em prol da sustentabilidade ambiental.