
Com voz activa, a sociedade civil de Malanje reúne-se para reflectir, propor e transformar a relação entre cidadãos e poder local.
Realizou-se hoje, na Mediateca Provincial Rei Ngola Kiluanje, a primeira Conferência Provincial da Sociedade Civil em Malanje, sob o tema “A Participação do Cidadão na Governação Local”. Um marco importante para reforçar os mecanismos de diálogo e articulação entre o governo e a sociedade civil organizada, num momento em que Angola avança no processo de descentralização.
O evento contou com a presença dos Administradores Municipais dos cinco municípios de intervenção do Projecto PASCAL (Cacuso, Calandula, Caculama, Kiwaba Nzoji e Malanje), membros do Governo Provincial, directores municipais e representantes de mais de 20 organizações da sociedade civil.
A conferência abriu com uma intervenção institucional de S. Exa. O Administrador Municipal de Malanje. Foram apresentados e debatidos três painéis principais:
- Resultados das Conferências Municipais da Sociedade Civil, pela Dra. Gizela, coordenadora do Projecto Kutunga.
- O Papel das OSC na Promoção da Participação do Cidadão, pelo Dr. Martins, secretário executivo provincial do Conselho Nacional da SC.
- Espaços Formais de Participação e Governação Aberta, com a Dra. Anabela Kidiaca (Secretária Executiva do CNOSC Malanje) e o Director Municipal do GEPE.
A acção integra o Projecto PASCAL, financiado pela União Europeia, que continua comprometido com o fortalecimento da participação cidadã, o empoderamento local e uma governação mais inclusiva.