
Projecto PASCAL promove o diálogo e a participação cívica da juventude como motor de desenvolvimento local.
Realizou-se o Fórum Provincial da Juventude, no auditório do CETAC, Huambo, uma iniciativa que visa fortalecer a participação juvenil nas políticas públicas e nos mecanismos de desenvolvimento local. O encontro envolveu 99 jovens representantes das Organizações da Sociedade Civil de 9 municípios, com destaque para os 5 municípios de intervenção do projecto, nomeadamente: Caála, Longonjo, Bailundo, Cachiungo e Huambo. Entre os participantes estiveram 35 mulheres, além de autoridades municipais e líderes comunitários.
O Fórum, co-realizado com o Conselho Provincial da Juventude e o Gabinete Provincial da Juventude, abordou temas como participação cívica, emprego e empreendedorismo jovem, inclusão e igualdade, e instrumentos da política nacional da juventude. Durante os painéis, os participantes reflectiram sobre os desafios sociais e económicos enfrentados pelos jovens, propondo soluções e recomendações para serem encaminhadas às entidades competentes.
“Participar não é apenas estar presente. É contribuir, propor, fiscalizar e assumir co-responsabilidade na construção de soluções para o país. A juventude deve ser protagonista e não mera espectadora”, reforçou um dos intervenientes.
O evento reforça o compromisso do PASCAL e da União Europeia em consolidar a juventude como agente fundamental do desenvolvimento nacional, promovendo diálogos inclusivos e fortalecendo a cidadania activa.