
PASCAL promove troca de experiências entre organizações juvenis de Luanda e Icolo e Bengo para fortalecer a sua acção na governação local.
Realizámos, no dia 18 de Julho, um workshop de intercâmbio entre organizações juvenis da sociedade civil das províncias de Luanda e Icolo e Bengo, reunindo jovens dos municípios de Viana, Talatona, Catete e Cabiri. A actividade teve lugar na Casa da Juventude de Viana e contou com a participação activa de 73 pessoas, das quais 39 eram mulheres — um dado que reforça a presença e liderança feminina nos espaços de transformação.
Mais do que um evento, foi um encontro de vozes, ideias e propósitos partilhados. Criámos um espaço seguro e inspirador onde os jovens puderam dialogar sobre os seus desafios, celebrar as suas conquistas e aprender uns com os outros.
O acto de abertura esteve a cargo do Exmo. Administrador Municipal Adjunto para a Área Política e Social das Comunidades, Dr. Paulo Maka. Já o encerramento foi conduzido pela Dra. Analdina Nouemou, especialista em sociedade civil, que destacou a importância do papel da juventude na construção de uma governação mais participativa e inclusiva.
Durante o workshop, foram debatidos temas como boas práticas organizacionais, participação na governação local, elaboração e gestão de projectos, tesouraria, transparência financeira e estratégias de angariação de fundos – com destaque para a plataforma PADOR da União Europeia.
“A juventude não é apenas o futuro. É o presente activo que se organiza, propõe e age. Escutá-la e capacitá-la é fortalecer a democracia.” – sublinhou Analdina.
Esta iniciativa integra os eixos estratégicos do PASCAL, que visam reforçar o papel das Organizações da Sociedade Civil na governação local e promover uma cidadania activa, especialmente entre os jovens.