Scroll Top

I workshop nacional “Mulher Líder na Governação Local” impulsiona maior participação feminina

POSTS 18 A 24 DE MARÇO 2024 (3)
No quadro das Jornadas Março Mulher, o PASCAL, projecto financiado pela União Europeia, em parceria com o Ministério da Administração do Território (MAT), realizou nesta Quinta-feira, 21 de Março, o I Workshop Nacional “Mulher Líder na Governação Local” no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda.
O evento, cuja palestra inaugural foi proferida por Sua Excelência Dra. Ana Afonso Dias Lourenço, Primeira Dama da República, contou com palestrantes nacionais, estrangeiras e de instituições do sistema das Nações Unidas.
Sob o lema “Mais Inclusão, Melhores Resultados”, o encontro reuniu mais de 250 mulheres de todo o País, tendo como objectivo reflectir sobre o papel da mulher nos órgãos de decisão na administração Local do Estado e a necessidade do reforço das medidas de políticas indutoras de maior participação das mulheres no desenvolvimento das comunidades.
Pablo López durante o seu discurso

“Ao abraçar essa iniciativa, o PASCAL, reconhece que este workshop é uma oportunidade ímpar para partilhar experiências, aprender com as práticas internacionais e construir redes de apoio que fortaleçam a liderança feminina na governação local. Através de painéis temáticos, debates e a partilha de experiências, esperamos não só inspirar, mas também equipar as mulheres líderes com as ferramentas necessárias para superar os desafios e maximizar o seu impacto”, afirmou Pablo López, director do PASCAL, durante o seu discurso.

O I Workshop Nacional “Mulher Líder na Governação Local” pretende reforçar o compromisso do Executivo angolano na criação de políticas tendentes à promoção da igualdade de género, de maior inserção da mulher, mormente nos cargos de destaque, fazendo elevar a consagração do princípio da igualdade entre homens e mulheres, plasmados nos artigos 21.º e 23.º ambos da Constituição da República
Pablo López terminou o seu discurso, reiterando o desejo de que as deliberações e os resultados do encontro sejam um farol de esperança e um guia para a acção concreta em prol do empoderamento das mulheres na governação local.