
Reforço da participação cidadã e articulação com administrações municipais através do apoio às subvenções
Quando há escuta, cooperação e partilha, os resultados aparecem. As comunidades estão mais activas, informadas e envolvidas no que lhes diz respeito.
Acompanhámos uma sessão de partilha entre as Organizações da Sociedade Civil subvencionadas. O encontro que aconteceu na Mediateca do Lubango, marcou o encerramento de um ciclo de apoio às subvenções e destacou os impactos positivos gerados nas comunidades, com foco em resultados, boas práticas e lições aprendidas que contribuem para uma governação local mais eficaz, participativa e próxima do cidadão.
O evento reuniu todos os CTGOM dos municípios-piloto, técnicos do GEPE e representantes das administrações municipais. A sessão serviu como espaço de valorização das conquistas alcançadas, dando visibilidade às transformações comunitárias impulsionadas pelas OSC, com destaque para o fortalecimento da cidadania activa e do diálogo entre sociedade civil e poder local.
Num segundo momento, o nosso Ponto Focal esteve no município da Cacula, onde, em articulação com o Gabinete Jurídico da Administração Municipal, foram abordadas questões estratégicas como:
- Avaliação do trabalho com as comissões de moradores;
- Estratégias para o aumento da participação feminina e juvenil nas comissões e conselhos de moradores;
- Análise e discussão da legislação sobre o CAC;
- Calendarização das próximas actividades conjuntas, em foco o Fórum Municipal das Comissões de Moradores.
Estas acções reflectem o compromisso do PASCAL em consolidar uma rede de actores locais capacitados, conscientes dos seus direitos e empenhados na construção de comunidades mais organizadas e resilientes.